segunda-feira, 2 de junho de 2008

1968 - O Sonho acabou???

Em 2008, esta pergunta se faz presente na memória de muitos abnegados daqueles anos de chumbo vivido pela humanidade. A simbologia representada pelo ano de 1968 para a geração, que nos anos sessenta marcou uma época de lutas contra as ditaduras e decisões políticas que levaram estudante, sindicalistas e intelectuais para as ruas e protestar contra a imposição de regras ditatórias.

Otávio Soares Dulce, sociólogo e cientista política disse em palestra na Faculdade de Sá no dia 29/05 que o sonho não acabou. Em sua opinião apesar dele não ter sido preso e não ter sofrido torturas ele presenciou vários colegas sofrendo nas mãos dos militares. Em dezembro de 1968 o presidente Arthur Costa e Silva decretou o AI5, transformando a pior fase da ditadura, como por exemplo: proibição de freguentar alguns lugares, suspensão do direito de votar e ser votado e liberdade vigiada.


A Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte movimentou os alunos, professores e convidados. O evento abriu discussão sobre os 40 anos do período mais tenso vivido na política Brasileira. O que significou 1968? Para o cientista político Otávio Soares Dulci “é um mito que deve permanecer na memória de todos brasileiros. O movimento de 68 ganha força e proporções mundiais, tendo seu berço na França. Já no Brasil o início da ditadura pode ser entendido após uma rebelião em 1964. Conhecida como a rebelião da classe média e alta”. O Brasil só volta a ser um país democrático em 1988, com o as eleições diretas.